top of page

A Licença-Maternidade pode ser concedida ao mesmo tempo das férias?

  • Foto do escritor: Jeann Pablo
    Jeann Pablo
  • 20 de mai. de 2020
  • 1 min de leitura


Em primeiro lugar é importante destacar que a licença maternidade é o período de afastamento da trabalhadora em razão do parto, ao passo que o salário-maternidade é a prestação previdenciária paga à trabalhadora durante este período.


Pois bem. Férias e licença à gestante são asseguradas constitucionalmente, porém com finalidades diferentes. Enquanto as férias visam o descanso e a restauração da saúde física e mental e convivência social, a licença maternidade é destinada a assegurar os primeiros cuidados ao recém nascido e preservar-lhe a vida e saúde.


Sendo assim, o momento da fruição das férias e da licença maternidade não podem coincidir.


Caso o parto ocorra durante o período de férias, as férias deverão ser suspensas e ter início a licença maternidade. Assim, ao término da licença, às férias voltam a fruir o tempo restante.


Frise-se que, em que pese a época da concessão das férias ser prerrogativa do empregador, o período de licença maternidade não pode coincidir com as férias, devendo ser concedidas em períodos distintos.


SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS

Instagram: (@advlandim) https://bit.ly/2W6oxHX

Facebook: (@advlandim) https://bit.ly/2yBiFNQ

Twitter: @advlandim) https://twitter.com/advlandim


 
 
 

Comments


(44) 99733-0710

Centro Empresarial Monumental - Av. Carneiro Leão, nº 294, 4º andar, sala 405, Maringá-PR.

©2020 por JEANN PABLO DE OLIVEIRA LANDIM ADVOGADO PREVIDENCIARISTA E TRABALHISTA BANCÁRIO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page